quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Divulgação no JJ

Dois jovens são os novos 'padrinhos' de vereadores da Câmara de Jundiaí. Anna Carolina Okimoto Silva, 17 anos, e Felipe Francisco Romano, 18 anos, escolheram respectivamente os parlamentares Sílvio Ermani (PV) e Marilena Negro (PT) para acompanhar e fiscalizar seus desempenhos legislativos.
Aluno do 1º ano de Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), Felipe já tinha interesse pela política local mesmo antes de ingressar no projeto 'Adote um Vereador', iniciativa da ONG Voto Consciente em Jundiaí. "Escolhi a Marilena porque a acho uma vereadora muito atuante", explicou.
Felipe já desenvolveu um blog (site interativo na internet) em que a vereadora petista já respondeu a quatro perguntas do estudante (
http://adotemarilena.blogspot.com/). Em uma das respostas, Marilena promete apoio permanente à campanha, através do site pessoal, boletins eletrônicos periódicos e material impresso. "O próprio blog criado será inserido na página principal do meu site", afirma.
No blog, a vereadora também incentiva o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações e organizações de classe "para que promovam o diálogo com as instituições que representam".
Na opinião de Felipe, o projeto servirá como ferramenta para atrair o interesse de mais jovens ao tema. "A maioria hoje é alienada. O blog, porém, é um meio simples e que quase todo mundo domina. Dá para acompanhar o trabalho da Câmara sem precisar freqüentar o local todas as vezes", define.
A 'madrinha' de Sílvio Ermani, Anna Carolina, é a prova de que o interesse em política pode surgir com projetos como o 'Adote um Vereador'. "Eu não acompanhava nada. Agora, leio tudo o que posso pela internet", reconhece a estudante de cursinho que pretende ingressar em uma universidade de Medicina.
O blog sobre Ermani está em fase de construção. "Escolhi o Ermani pelas comissões permanentes que ele participa: Saúde e Bem-Estar, Transportes e Obras." Gustavo Martinelli (PSDB), Leandro Palmarini (PV) e Marcelo Gastaldo (PTB) são os outros vereadores já escolhidos para o acompanhamento virtual.
O coordenador da ONG Voto Consciente alerta que o projeto não é necessariamente voltado apenas aos jovens. "Apesar de termos cinco adotadores jovens é importante ressaltar que a campanha é para todas as idades. Não são necessários conhecimentos profundos de internet e informática", salienta. "Além disso há outra forma de participar além da 'adoção': basta acompanhar os blogs e sugerir perguntas." Para participar da proposta, basta se cadastrar no endereço
http://vereadores.wikia.com/ e escolher um vereador. O mesmo movimento já acontece em diversas cidades de todo o País, como Ribeirão Preto, Piracicaba e São Paulo.
THIAGO GODINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário